Fígado, Pâncreas e Vias Biliares

Cirurgia de Vias Biliares

Os ductos biliares são uma estrutura semelhante a pequenos tubos que partem do fígado em direção à vesícula biliar e ao duodeno. Eles carregam um fluido espesso chamado bile, do fígado para a parte superior do intestino delgado (duodeno) para ajudar na digestão dos alimentos, principalmente na diluição das gorduras para que elas sejam absorvidas.

O câncer do ducto biliar pode ser dividido em duas categorias principais: Intra-hepática e extra-hepático.

Câncer de Ducto Biliar Intra-Hepático

Este tipo de câncer ocorre nos ductos biliares que estão dentro do fígado. Muitas vezes é diagnosticada como câncer de fígado. Embora incomum, a incidência de câncer intra-hepático ainda está aumentando.

Câncer dos Ductos Biliares Extra-Hepáticos

Essa doenças ocorre em ductos biliares fora do fígado. Existem três tipos de tumores biliares extra-hepáticos do ducto biliar:

  • Câncer de Ducto Biliar Peri-Hilar:
    O câncer de ducto biliar peri-hilar é o tipo mais comum de câncer de ducto biliar extra-hepático. Ocorre na junção onde os ductos biliares saem do fígado até a junção com o ducto que vai para vesicular biliar. Esses tumores são responsáveis ​​por 40 a 60% de todos os casos de câncer do ducto biliar. Vinte a 30% originam-se no ducto biliar inferior e cerca de 10% surgem nos ductos biliares dentro do fígado. Esta doença é às vezes chamada de câncer hilar ou tumores de Klatskin.
  • Câncer do Ducto Biliar Distal:
    Esta doença surge no canal biliar após a junção do ducto da vesícula biliar ou na porção intra-pancreático do ducto quase junto ao intestino delgado, no ponto mais distante dos ductos biliares.
  • Câncer de Vesícula Biliar:
    Um câncer que surge na parede da vesícula biliar. Geralmente estes tumores são descobertos incidentalmente durante ou no pós operatório da cirurgia de retirada da vesícula biliar.

Principais Fatores de Risco para o Câncer de Duto Biliar

  • Os Fatores de Risco Incluem:
    Doenças do fígado, incluindo cirrose tanto alcoólica quanto infecciosa, cálculos no ducto biliares, pedras na vesícula biliar e inflamação crônica dos ductos biliares (colangites);
  • Idade:
    A maioria dos casos nos Estados Unidos é diagnosticada em homens e mulheres com mais de 70 anos Infecção por hepatite B ou hepatite C;
  • Doenças Inflamatórias Intestinais:
    Incluindo doença de Crohn e retocolite ulcerativa;
  • Etnia:
    O câncer do ducto biliar é muito mais comum em países asiáticos, onde um parasita do fígado é muito comum;
  • O Álcool e Cigarro:
    Consumo excessivo de álcool aumenta o risco de câncer de ducto biliar, especialmente entre pessoas que têm dano hepático associado ao álcool. O cigarro está associado a maioria dos tumores e entre eles o Colangiocarcinoma.

Dr. Márcio Fernando Boff

CREMERS 24348
CIRURGIA GERAL (RQE 14591)
CIRURGIA ONCOLÓGICA (RQE 15823)

O Dr. Márcio Fernando Boff é médico cirurgião oncológico e cirurgião geral. Atualmente é cirurgião oncológico que atua principalmente em oncologia do Aparelho Digestivo e Tumores Cutâneo

Seu principal foco é em Cirurgia de Fígado, Pâncreas, Vias Biliares, Colorretal e Melanoma . Desenvolve Cirurgia Minimamente Invasiva em todo Aparelho Digestivo.

Saiba Mais