Cirurgia Oncológica é a uma das especialidade cirúrgica mais antigas que se tem conhecimento. A Cirurgia Oncológica esta presente em toda a História da medicina mas somente nos últimos 50 anos que ela começou a tomar forma com especialidade e dedicação por alguns cirurgiões. O médico cirurgião oncológico recebe treinamento em como diagnosticar, realizar cirurgias e aprende como recuperar o paciente em sua integralidade. Cria um entendimento de qual é o momento certo de utilizar cada arma contra o câncer.
Todo o paciente que é diagnosticado com um tumor ou apresenta uma suspeita apresenta um turbilhão de idéias e emoções que deve ser manejado por um especialista na área.
A decisão do melhor tratamento e qual a melhor maneira de tratar o câncer deverá ser individualizada para cada paciente. Cada vez mais a individualização com personalização do tratamento deverá fazer parte das decisões a serem tomadas. Nada mais adequado que estar sendo vista por profissionais altamente especializados e focados na ajuda de cada caso. A individualização do tratamento dos tumores é feita através de estadiamento onde cada fase do desenvolvimento tumoral pode nos ajudar a decidir sobre qual a melhor seqüência e tipos de tratamento.
Como é feita Inicial do paciente com Câncer (Estadiamento)?
A avaliação inicial dos pacientes é feita pelo estadiamento. O estadiamento dos tumores é feito com base nas características locais dos tumores, principalmente avaliando o grau de invasão local (T), grau de divisão celular e algumas vezes características genéticas do tumor. Também são avaliadas as características regionais (N) com análise de linfonodos regionais e por último se utiliza a avaliação sistêmica (M) onde são avaliadas possíveis metástases à distância. Todas estas informações são colocadas juntas e com isto determinamos o TNM de cada tumor. Após, podemos definir o estadiamento de cada paciente e determinar o estágio que a doença se encontra naquele momento.
Após o estadiamento feito, podemos definir qual o melhor tratamento a ser prescrito para cada paciente com aquelas características especificas. Algumas vezes iremos optar por tratar com quimioterapia, outras com radioterapia e quimioterapia e outras iniciaremos diretamente com cirurgia. Para chegarmos ao melhor resultado, hoje, devemos estar ofertando a melhor sequência de tratamento para cada paciente e para cada tumor.